#4 Mensagem da marca
- Mariana Pavão
- 2 de ago. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 8 de ago. de 2022
Contar a história da marca de forma eficaz é desafiador. Afinal, como comunicar de forma sucinta quem é, o que faz e porque é diferente? Como falar sobre o produto ou serviço de forma convincente? Como comunicar suas crenças de forma impactante? E além de definir isso tudo, como fazer com que se seja consistente entre todos que falam por você? Bem, isso começa com a mensagem da marca.
Mensagem de marca - Como falar sobre quem é
Existem muitas maneiras de falar sobre quem você é, o que faz e porque as pessoas devem escolher sua marca em detrimento de outra. Para este propósito, devemos articular qual o jeito “oficial” de falar isto. Ao fazer isso de forma clara, simples e memorável, será mais fácil fazer todo seu time falar sobre a marca de forma alinhada, seja no seu website, folder de divulgação ou embalagem.
Um jeito de fazer isso é com os três passo abaixo:
Articule sua proposta de valor
A proposta de valor é o núcleo da sua promessa de marca. É uma ferramenta simples, mas com alta capacidade de gerar engajamento. Ela é um dos elementos mais importantes da mensagem da sua marca e deve ser poderosa o suficiente para capturar o interesse do seu público rapidamente, convidando-o a querer saber mais sobre você com uma ideia clara, concisa e transparente de como seu negócio pode ser relevante para você.
Deve ser descritiva, com uma explicação clara e sucinta dos benefícios funcionais e emocionais do seu produto ou serviço. Não é apenas o que você faz diferente (seu posicionamento), é também como você resolve o problema do público e porque eles devem escolher você e não outro. Tente completar a frase: “Nós ajudamos X a fazer Y para Z”; Sendo X quem é público, Y o que ele está tentando fazer e Z o benefício que procura.
Imagine-se em um elevador com alguém que quer muito saber quem é sua marca. Como você explicaria rapidamente para ele? Se for necessário, comece com um longo parágrafo e vá refinando até chegar lá.
Outra forma de redigir sua proposta de valor é com a estrutura:
Título: Uma ou duas linhas com a principal informação do seu negócio.
Subtítulo: Três linhas com informações mais detalhadas e específicas.
Bulletpoints: Tópicos que destacam os benefícios e como resolvem os problemas do consumidor.
Como exemplo, confira a proposta de valor do Uber:
Título: A mobilidade que você deseja.
Subtítulo: Peça uma viagem para onde você quiser, com um toque no seu telefone
Bullet Points:
Mais do que viagens;
Sua segurança é nossa prioridade;
Um novo app: feito com motoristas para motoristas.
Definida sua proposta de valor, é necessário deixá-la acessível e de fácil visualização para que seja facilmente encontrada pelos seu público. Seu website é um bom lugar para explorá-la, faça isso agregando elementos visuais para deixá-la ainda mais impactante.
Defina sua tagline
Qual a “grande ideia” da sua marca? A tagline é uma frase curta usada para resumir seu posicionamento e essência de forma memorável. Muitas vezes ela é confundida com o slogan, mas normalmente este é usado para produtos e campanhas e pode ser alterado com frequência, enquanto a tagline representa a marca como um todo e geralmente não muda.
Taglines memoráveis captam nossa atenção. Quem não gosta do “Amo muito tudo isso” do McDonalds, do “Just do it” da Nike ou até do “1001 utilidades” do Bombril? São poucas palavras que transmitem uma mensagem completa.
Escrever uma boa tagline geralmente não é algo fácil, mas o ponto de início pode ser um escrever um parágrafo que explique quem é sua marca e o que ela faz e ir refinando até obter uma ou duas linhas. Depois disso, inclua gatilhos que direcionam para seu principal benefício e inspirem emoções. A dica é refinar muitas vezes e ir testando com pessoas do público da marca até chegar em algo simples e impactante que reflita perfeitamente quem você é.
Identifique os pilares da sua mensagem
Os pilares são histórias-chave que você quer contar sobre sua marca - o que a torna única e diferente. Eles são elementos cruciais para sua mensagem e serão muito úteis quando for criar conteúdo para sua marca para reforçá-los através de todos os pontos de contato.
Basicamente, podemos definir os pilares como os três principais temas, benefícios ou pontos para venda que tornam sua marca única. Você pode criar frases ou palavras-chaves que serão incluídas em todo seu conteúdo, seja uma embalagem ou um post no Instagram.
Por exemplo, uma marca de alimentação pode ter como pilares: “ingredientes nutritivos”, “receitas saborosas” e “apoio ao produtor local”. Ao usar esses termos de forma consistente na sua comunicação, podemos identificá-la como uma empresa que preza pela saúde e sustentabilidade. Além disso, ao ser específico, mostra que não é uma solução vaga ou genérica.
Pode acontecer de você chegar a vários pilares, uma dica para gerenciar isto é incorporar um ao outro ao elencar os três principais e incluir os demais como pontos dentro desses, como suporte. Voltando ao exemplo, dentro de “ingredientes nutritivos” podemos ter “prioridade ao orgânico”, “sem ingredientes artificiais” e “acompanhado por nutricionistas”.
Estas são algumas formas de construir a mensagem da marca. Dependendo das suas necessidades, você pode articular diferentes elementos de história, como promessa da marca, história da marca, manifesto, história do fundador, entre outros que vão agregar conteúdo para contar quem você é e como se conecta com seu público.
Feito isso, vamos partir para a criação da identidade de marca e em como dar vida à toda sua estratégia, essência e mensagem. Nos próximos textos falaremos sobre isso :)
Comments